sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A CRISE MUNDIAL NO DISCURSO DIRECTO

Nas últimas semanas o assunto que mais espaço e atenção tem facturado nos meios de comunicação mundiais é a crise financeira internacional.
Como no resto, a nossa pobreza não só nos garante o conhecimento tardio e avulso da questão, como também reagimos olimpicamente ao passo de camaleão, quando o resto do mundo aborda a questão com indisfarçável vigor e sentido de urgência.
O nosso alheamento tropical, que nos conduz inegável e ciclicamente ao desonroso lugar de espectador em banja própria, é algo infinitamente mínimo comparado com a ignorância que temos sobre o assunto. Ignorância alimentada por uma imprensa e uma classe intelectual que pauta por fazer ressonância no ouvido do povo intoxicando-o com triliões de biliões de milhões de dolares em títulos de falidas correctoras imobiliárias e blá blá...Bem, se quisermos, eu também não consigo penetrar na tal fechada linguagem. E não sei também como me dirigir em miúdos aos meus. Resolvi então pedir a alguém que vive num país desenvolvido (Espanha) para me contar na primeira pessoa como está a viver esta crise. Coloco então as seguintes questões:
1. Fora o caos nas instituições, como é que a crise está a reflectir-se na vida das pessoas?
2. Pode explicar exactamente o que é a crise com base num exemplo simples, se possível verdadeiro?
Siga o texto tal e qual me foi enviado.
De verdade é que seria muito longo de plasmar as situaçioes de desesperação que se vivem dia a dia, os casos que saem nos meios de comunicação são vários e todos sabemos que os casos se contam a milhões de pessoas, verdadeiros dramas humanos, miles de pessoas buscando na lata de lixo das lojas e supermercados, os comedores socias e as caritas estão cada dia mais cheias.
Sabes que aqui são muito orgulhosos, mais não tem outro remédio que dar as testemunhas dia sim e outro dia também.Já somos todos experto em bolsas, a crises nos está obrigando a fazer curso acelerado de analistas económicas, sabemos terminologia que antes solo usavam e conhecia os experto, não se fala de outra coisa estes donde este, as conversaçoes privadas se convergem mais a temas de crises, se está convertido em mono tema.
(...)
A crises esta a passar factura de uma forma incrível, as pessoas estão passando mesmo mal e tudo isto porque muitas pessoas viveram durante anos por encima de suas possibilidades, as pessoas mudavam de carros cada dia, apartamentos, viajes caros, etc, agora que os tipos de interés estão altos a asfixia é total, os embargos são a diário e muitas pessoas estão devolvendo as casas aos bancos porque a hipoteca subiu e muito.
Eu desisti de comprar o apartamento que estava comprando por o mesmo motivo, estou vendendo e isto é quase um milagro encontrar a um comprador é um verdadero milagro, espero poder vender o antes possível porque inverti todo o meu dinheiro.
A venda do meu apartamento esta nas mãos da promotora, é uma casa nova e como ainda não tinha feito a escritura e segundo o contrato de compra e venda eles estão obrigados a devolver-me o dinheiro que eu estava pagando, mais a condição de encontrar um comprador, espero que encontrem um comprador e se conheces a uma pessoa que quer comprar uma casa aqui, já sabes dá o meu número. http://www.grupomagallanes.com/promos_curso/interorocana.html Aqui podes ver o apartamento.

Sem comentários: